Um breve lançamento é a melhor opção para clientes que estão em busca de um empreendimento na planta, porém sem pressa para receber o imóvel. Existem diversas vantagens relacionadas a este processo, mas em primeiro lugar é preciso entender melhor o que se entende por um breve lançamento.

O que é um breve lançamento?

O processo de incorporação imobiliária no Brasil é regulamentado por leis específicas que estabelecem uma série de exigências de documentos e certidões que precisam ser apresentados pela incorporadora ao poder público antes que se possa comercializar um empreendimento.

Do ponto de vista dos compradores, o documento crucial e que, devido à sua importânca, será encaminhado ao cartório de registro de imóveis competente é o famoso Registro de Incorporação, mais conhecido por seu acrônimo: R.I.. Assim, uma vez que o R.I. tenha sido registrado na matrícula correspondente ao terreno da incorporação e, somente após este resgistro, é que a lei permite a venda das unidades do projeto em questão.

Desse modo, no jargão do mercado imobiliário, empreendimentos no estágio de breve lançamento são aqueles que ainda estão aguardando o registro de incorporação. Existem, é claro, situações nas quais a incorporadora ou construtora já tem o registro do R.I., porém decidiu, por razões mercadológicas, passar por uma fase de pré cadastro de possíveis compradores antes de realizar a venda efetiva das unidades, sejam elas apartamentos, casas, salas comerciais ou até mesmo lotes (neste caso, ao invés de incorporadora, geralmente falamos de loteadora, porém é o mesmo processo).

Qual o prazo de entrega de um breve lançamento?

No Brasil os prazos de entrega mais comuns praticados no mercado imobiliário de imóveis na planta se situam na faixa de 30 a 36 meses, em alguns casos 24 meses. É evidente que existem prazos menores e não é incomum se encontrarem projetos com 12 meses de prazo, mas quando isso acontece, geralmente o empreendimento não está mais na fase de breve lançamento.

É importante ter em vista que existe uma tolerância de 6 meses em relação ao prazo de entrega estipulado em contrato. Isso, que já era praxe de mercado, foi regulamentado com a promulgação da lei nº 13.786/2018, que também cria contrapartidas a favor do comprador se a obra não tiver sido concluída dentro do prazo + 180 dias.

Posso comprar ou me cadastrar neste estágio?

  • Se o projeto ainda não tem o R.I.: como explicamos mais acima, a venda das unidades não é permitida neste caso, mas você pode manifestar o seu interesse para uma compra futura de casa ou apartamento do empreendimento de sua escolha realizando um cadastro prévio.
  • Se o empreendimento já tiver o R.I.: neste caso, mesmo que os anúncios falem de breve lançamento, como o registro de incorporação já está registrado na matrícula, fica a critério da incorporadora quando comercializar as unidades e é possível sim e totalmente legal você realizar a compra.

Em muitos casos, as incorporadoras organizam os interessados de modo a privilegiar aqueles que se anteciparam ao lançamento, porém note que não existe um padrão, assim cada empresa vai lidar com o pré cadastro de acordo com as suas próprias regras. Então, é muito importante que você converse com o seu corretor para entender claramente como se darão às vendas, que só podem ocorrer após o registro do R.I. na matrícula.

As vantagens de se cadastrar para um breve lançamento

  1. O acesso a 1ª tabela do empreendimento é a principal vantagem dos clientes que se anteciparam. Em alguns casos, esta tabela (conhecida como de pré lançamento) só é válida no dia ou no final de semana do lançamento. Portanto para comprar pelo menor preço possível, nossa recomendação é fazer o pré cadastro. Após o lançamento, em geral os preços sobem gradualmente todos os meses, o que ocorre devido à correção monetária, como por exemplo pelo INCC (índice nacional do custo da construção) ou por aumento real dos preços, devido à valorização.
  2. Em muitos casos os futuros compradores são chamados pela incorporadora na ordem em que se cadastraram, assim quando chegar o dia do lançamento, será mais fácil escolher, por exemplo, um apartamento no andar ou com a vista que mais agradam a sua famíla ou adquirir aquela tão sonhada cobertura.
  3. Ter o maior prazo possível para realizar os pagamentos durante as obras, uma vez que, após o lançamento, mês a mês, o prazo vai diminuindo. Exemplo: você fez o seu pré cadastro, foi chamado no dia do lançamento e fez um plano de 3 anos para realizar os pagamentos à construtora. Um ano depois, você indica o mesmo projeto para um amigo, porém neste caso ele terá apenas 2 anos de obras para montar o seu plano de pagamentos.

Projetos em Breve Lançamento em Campinas

Os projetos abaixo estão todos no estágio de breve lançamento em Campinas. Conheça, agende uma visita e receba todas as orientações para se cadastrar, saber das novidades e aproveitar todas as vantagens. Nossa equipe está preparada para fornecer todas as orientações para você comprar a sua próxima casa ou apartamento na planta com toda a segurança e transparência na negociação.

Entre em contato